No dia 17 de janeiro, a Rede Sem Fronteiras (RSF) realizou sua reunião de planejamento estratégico para 2025, reunindo as organizações em nível de Brasil, além de contar com a presença de representantes da Europa e da América Latina. O encontro fortaleceu os debates sobre políticas públicas e estratégias de incidência política para o próximo ano.
A reunião teve a participação especial de Débora Castiglione, da Organização Internacional para as Migrações (OIM), e Alice Amorim, Chefe da Assessoria Extraordinária para a COP30 do Ministério do Meio Ambiente. O diálogo foi essencial para aprofundar as conexões entre migração e mudanças climáticas, preparando o caminho para a atuação da RSF na COP30, que será realizada em Belém.
Outro marco importante do encontro foi a entrada da organização Sawubone como novo membro da RSF. Liderada pela imigrante venezuelana Anicca Estrellón, em Santa Catarina, a chegada da Sawubone reforça o compromisso da Rede com a diversidade e a representatividade de migrantes e refugiados.
Entre os avanços da reunião, destacou-se a definição de um calendário político de incidência em diferentes níveis – local, nacional, regional e internacional –, garantindo uma atuação articulada ao longo do ano.
Com o compromisso de fortalecer a cidadania universal e promover um mundo sem fronteiras, a Rede Sem Fronteiras segue mobilizando esforços para garantir direitos e justiça para todas as pessoas em situação de mobilidade.
Comments