Compartilhe

Quem somos

 

A Rede Sem Fronteiras é uma instituição que atua na defesa e na promoção dos direitos das pessoas migrantes e refugiadas, e na articulação da diáspora latino americana. É formada por organizações da sociedade civil, associações de imigrantes, instituições acadêmicas e ativistas com presença nas Américas e na Europa. Fundada em abril de 2008 na cidade de Cuenca, no Equador, durante o II Fórum Ibero-Americano de Migração e Desenvolvimento (FIBEMYD), a Rede Sem Fronteiras (RSF) era chamada até 2019 de Espaço Sem Fronteiras (ESF).

A RSF nasceu da percepção da necessidade de integração de organizações que trabalham em defesa dos imigrantes, da urgência de mais participação nas políticas migratórias e do enfrentamento ao aumento da xenofobia e da discriminação no mundo. Em 2017 foi formalizada a primeira sede da RSF, com estatuto legal e secretariado, em São Paulo, no Brasil. Em junho de 2019, foi criada uma representação permanente em Cascais, Distrito de Lisboa, em Portugal. 

 

MISSÃO

A Rede Sem Fronteiras tem como missão impactar politicamente os órgãos de decisão em âmbito local, regional e internacional, propondo políticas públicas de cooperação para o desenvolvimento sustentável e de superação das assimetrias e da pobreza, com base na proteção e na promoção de Direitos Humanos, do direito a migrar e de migrar com direitos.

 

OBJETIVOS

MEMBROS